PT | EN | ES
Static Banner2 Timlaman
Static Banner2 Timlaman

KEMPETRO apresenta experiência na Bolívia em evento do Sebrae


A Kempetro Engenharia compartilhou com empresários baianos sua experiência de sucesso na Bolívia e mostrou oportunidades que as empresas locais têm de oferecer produtos e serviços ao mercado boliviano. A apresentação foi feita pelo diretor comercial, Hélvio Mesquita, durante o Café com Energia, realizado no Hotel São Salvador no dia 24 de outubro. O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem o objetivo de oferecer informações e fortalecer o empresariado na Bahia.

Integrantes da cadeia de petróleo, gás e energia acompanharam a apresentação sobre a evolução da Kempetro, desde que a empresa decidiu internacionalizar seus serviços e ir para a Bolívia, há cerca de quatro anos. “A experiência de internacionalização da nossa empresa tem sido gratificante. E convido vocês, empresários, para seguirem o mesmo caminho. Um dos nossos objetivos na Bolívia é promover a ida de empresas de fora para atender as demandas bolivianas. Nós já estamos lá e estamos de braços abertos para receber essas empresas e inseri-las no mercado”, afirmou Hélvio.

O diretor apontou alguns atrativos econômicos da Bolívia, como a estabilidade macroeconômica e as limitações técnicas das empresas públicas e privadas do país, dentre outros. Também há muitos desafios. A elevada burocracia e as dificuldades no recrutamento local de mão de obra especializada são alguns deles. Hélvio listou, ainda, os muitos investimentos previstos na Bolívia. Até o ano de 2025, há projetos para hospitais, estradas, aeroportos, nas áreas de energias hidrelétrica, termelétrica e alternativas e em indústrias de diferentes setores.

Esta edição Café com Energia contou, também, com a participação da sócia e diretora da Qualidados, Jane Carvalho, que visitou a Colômbia para conhecer o mercado local, e do Engenheiro de Minas e consultor do Sebrae, Nicolás Honorato, que detalhou as oportunidades para os pequenos negócios baianos do segmento de Energia, em países das Américas.

Foto: João Alvarez/ASN Bahia