Kempetro
Eventos

Kempetro mostra soluções da Engenharia 4.0 em workshop sobre gás natural

A Kempetro Engenharia compartilhou, com potenciais parceiros, suas soluções para o mercado de exploração e comercialização do gás natural. A palestra foi realizada durante o workshop “Inovações para o mercado do gás natural”, promovido pela Bahiagás, nesta terça-feira (16), no Quality Hotel, no bairro do Stiep, em Salvador. A Kempetro foi representada pelo diretor Carlos Gonzalez e pelo gerente de Sistemas Integrado de Engenharia e Inovação, Thiago Peres, que foi o responsável pela apresentação. O encontro foi aberto pelo presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, que destacou as possibilidades de networking e novos negócios entre os participantes.

Com o tema “A Engenharia no caminho da inovação”, a apresentação da Kempetro mostrou a adequação da empresa à Engenharia 4.0, com a utilização de soluções inovadoras, como a nuvem de pontos e o software de modelagem 3D. “Temos muitos projetos sendo realizados com escaneamento por nuvem de pontos. A técnica é excelente! Reduz o tempo gasto para escanear a planta, é mais seguro para a equipe, garante qualidade e ainda temos a facilidade de transformar esses dados num ambiente 3D. Conseguimos escanear uma área de 200 m² em uma semana”, afirmou Peres.

O gerente mostrou como a utilização dos projetos 3D tem impactado positivamente na atuação da empresa, trazendo vantagens tanto para o cliente quanto para o contratado. Com toda a área mapeada pela nuvem de pontos e os dados cadastrados no ambiente 3D, o projetista consegue fazer toda a modelagem do projeto, sem precisar ir a campo. “Conseguimos visualizar, por exemplo, onde estão os pontos críticos e gerar relatórios. Muitas informações, inclusive, podem ser acompanhadas online pelo cliente”, ressaltou.

O software também assume a função de banco de dados unificado, integrando todas as informações sobre o projeto e permitindo a consulta das diferentes etapas de forma simplificada. “Antes, havia muita inconsistência, porque o mesmo projeto era feito em vários softwares diferentes”, destacou. Além disso, a ferramenta 3D utilizada pela Kempetro permite fazer simulações precisas da realidade no campo, utilizando óculos de realidade virtual, gráficos e animações. “O colaborador consegue fazer a imersão na maquete usando os óculos, ver as interferências, verificar o projeto e simular operações”, pontuou Peres.

Para finalizar, Peres destacou a importância de expandir a tecnologia na Engenharia e em outros ramos, alertando que o Brasil tem caído no ranking do Índice Global de Inovação, elaborado pela Universidade de Cornell, pela escola de negócios Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). “Em 2017, estávamos em 69º lugar entre 130 economias mundiais”, disse.

O encontro contou, ainda, com palestras sobre “O GNL como alternativa para transpor barreiras físicas e acelerar a interiorização do gás natural”, O financiamento à inovação e o setor de óleo e gás – Incentivos setoriais e Venture capital”, “O mercado de capitais e o financiamento do setor de óleo e gás”, e “As Parcerias Público-Privadas e as Alianças Estratégicas no Setor de óleo e gás – Aspectos jurídicos e ambiente de negócios”.

Related posts

KEMPETRO estimula empresariado baiano a investir na Bolívia

kempetro_admin

KEMPETRO apresenta experiência na Bolívia em evento do Sebrae

kempetro_admin

Empresários e autoridades bolivianas visitam a Bahia em busca de parcerias

kempetro_admin

Leave a Comment