Kempetro
A Kempetro

Escaneamento a Laser otimiza realização e gestão de projetos pela Kempetro

A inovaçao está no DNA da Kempetro, que segue avançando na busca de novas ideias. Na era da Engenharia 4.0, o mercado está cada vez mais dinâmico e os processos acompanham esta evolução. Uma das ferramentas usadas nos projetos da empresa e o Laser Scan, tecnologia de medição o e digitalização o tridimensional de alta precisão.

Esse recurso e capaz de capturar imagens de toda uma a área em três dimensão. Todos os elementos são escaneados e se transformam num modelo digital nítido e de alta qualidade que pode ser acessado do computador. Com uma taxa de medição de até 2 milhões de pontos por segundo, o modelo adquirido pela Kempetro cria nuvens de pontos 3D coloridas em menos de dois minutos.

Essencial em projetos Brownfield – quando já há instalação existentes no terreno onde o projeto será desenvolvido, o escaneamento a laser garante o mapeamento da área de forma mais rápida, segura, econômica e precisa, sendo benéfico tanto para a Kempetro e seus colaboradores, quanto para o cliente. Além disso, o seu uso diminui a exposição  dos colaboradores a situações de risco.

A ferramenta já foi aplicada em 22 projetos, e colaboradores da Kempetro, distribuí dos nos diversos sites de empresas clientes, te m participado de treinamentos para o uso da ferramenta de acordo com a demanda. Essa tecnologia possibilita ainda que o processo da criação de nuvem de pontos seja bem diferente da maneira tradicional. “A forma tradicional e levar uma trena para o campo e realizar a medição, desenhando o isométrico ou o item a ser levantado no campo em um desenho manual e, posteriormente, desenhar no software 3D. Alguns problemas podem ocorrer nessas medições, como falta de acesso a determinados locais, pontos altos, impossibilitando de realizar o As-built”, explicou Thiago Peres, Gerente do Departamento de Sistemas Integrados de Engenharia/Inovação (SIEI).

A tecnologia e integrada ao Building Information Modeling (BIM) 3D, 4D e 5D, que geram modelos precisos e detalhados a partir da nuvem de pontos. A medição com o Laser Scan, segundo Peres, permite outros ganhos, como a integração entre o projeto e a situação atual do campo; a retirada de medidas e dimensões a qualquer momento, a partir da imagem 3D, sem a necessidade de retorno ao campo; melhor planejamento e menor perda de materiais; simulação e planejamento de montagem e facilidade de visualização e comentários dos envolvidos com o projeto.

 

Related posts

Confira a nova edição do Kempetro Notícias

Consultor Admin

Kempetro amplia escopo da ISO 9001:2015

Consultor Admin

Mães e profissionais contam como equilibram o duplo papel

Consultor Admin

3 comments

Leave a Comment